Por que é impossivel fazer cócegas no proprio corpo?

Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (propositalmente) porque o cérebro prevê seus movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas. Quando alguém nos cutuca, o corpo reage, tornando-se tenso.Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas. Resultados de pesquisas feitas por um grupo de cientistas da Universidade de Londres indica que o cerebelo é o responsável pelo monitoramento dos movimentos, impedindo a reação.



Por que o dente dói com água gelada?

Sentir dor no dente quando ingerimos algo muito gelado, como um sorvete, por exemplo, é algo que muita gente já sentiu. Para pessoas com dentes sensíveis, tomar algo gelado pode ser mais doloroso ainda. A sensação de dor se dá quando o frio daquilo que ingerimos atinge a polpa dos dentes, onde estão localizadas as terminações nervosas. Dessa forma, o sistema nervoso central, como uma forma de alertar e sinalizar que aquela situação não é adequada, provoca a dor. Pessoas com cáries sentem dor ao ingerir algo gelado de uma forma bem mais freqüente. Isso se dá pelo fato de que as bactérias destroem o esmalte do dente, um importante isolante térmico. A retração da gengiva também deixa a raiz do dente mais exposta, deixando sua polpa mais vulnerável às mudanças de temperatura.


Por que Japoneses tem olho puxado?

Na verdade os olhos dos orientais (e não exclusivamente dos japoneses, como também de chineses, coreanos, tailandeses, etc) não são “puxados” e sim a pálpebra é mais lisa, e não curva como nos olhos ocidentais. O sulco palpebral superior, geralmente bem definido e cerca de 7 mm acima da linha ciliar nos ocidentais, está ausente nos orientais. Esse sulco torna-se mais evidente ao se abrir os olhos. Há nos orientais o aspecto amendoado com elevação do canto lateral. A pálpebra inferior é caracterizada por excesso de gordura orbital, gordura pré-tarsal (porção posterior) e excesso de pele na parte medial. Essas características provavelmente decorreram de um processo de seleção natural, ja que os olhos orientais são mais adequados para proteção contra o frio rigoroso. Possivelmente as populações que conseguiram fixar residência ao leste do Himalaia primeiro tinha forte tendência nesse perfil, e que se manteve com o passar dos séculos. Além disso, esse traço deve ter sido uma vantagem para os habitantes de regiões frias, pois sua função é parecida com a dos óculos dos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade refletida pela neve. Isso parece lógico, já que os mongolóides, que têm essa característica, surgiram de uma área gelada no norte da Ásia, há cerca de 10 mil anos. Como a imensidão branca das regiões frias reflete muito a luz solar que chega à superfície, quem mora nesses lugares pode ter problema de vista a longo prazo – desde cegueira momentânea até certos transtornos de retina -, o que explicaria a predominância dos olhos puxados na seleção natural. Há diferenças entre os diferentes padrões (chineses, coreanos, japoneses) mas que são sutis para os olhos ocidentais.


Por que a água do mar é salgada?


Taí uma questão que intriga um monte de gente. Tanto que mundo estranho abordou o tema já na edição 2 da revista! Mas como isso ocorreu há três anos e essa ainda é uma dúvida muito recorrente entre os leitores. A explicação todinha para esse mistério salgado está no ciclo da água no planeta, o que a gente explica em detalhes no infográfico abaixo. Antes disso, vale lembrar que o cloreto de sódio - o nome químico do popular sal de cozinha - não é a única substância dissolvida nos oceanos. Na água do mar também há cloreto de magnésio, bicabornato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio, entre outros. O sabor salgado do cloreto de sódio acabou predominando porque a substância é, de longe, bem mais abundante que as outras.


Por que cortar cebola nos faz "chorar"?

O fato de nós chorarmos quando cortamos uma cebola torna essa uma das atividades mais desagradáveis da culinária. Mas por que isso ocorre? Bem, as células da cebola são formadas, entre outros componentes, por sulforetos e enzimas, no entanto, esses dois componentes não se misturam. Quando cortamos a cebola, rompemos suas células, fazendo com que esses elementos se misturem, originando uma substância chamada de ácido sulfénico. O ácido, por ser volátil, se transforma em gás. Quando esse gás entra em contato com os nossos olhos, constantemente úmidos, o mesmo reage e se transforma numa solução fraca de ácido sulfúrico. Em virtude disso, nossos olhos se irritam e produzem mais lágrimas para diminuir os efeitos dessa substância.


Como é feito o leite em pó?

O Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto. Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado. Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro. De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante. 1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.


Como o milho vira pipoca?

Todo grão de milho tem três partes: o embrião, onde fica o material genético, o endocarpo e o pericarpo, compostos principalmente de amido e água. A diferença do milho de pipoca é que ele tem menos água (cerca de 14,5%) do que o milho verde e seu pericarpo tem uma casca quatro vezes mais resistente que a dos milhos que usamos para comer e fazer canjica. Ao colocar a pipoca na panela ou no microondas, o calor faz com que a água de dentro do grão se transforme em vapor, que tenta sair e empurra a casca do pericarpo. Ao mesmo tempo, o amido, antes sólido, começa a virar uma espécie de gelatina, aumentando de tamanho. Somadas, a pressão do vapor d’água e do amido chegam a 10 kg/cm2, cinco vezes mais que a de um pneu de carro! A pressão é tanta que a casca estoura! Em contato com o ar, o amido gelatinizado se solidifica e se transforma na espuma branca que comemos. Quando o pericarpo tem rachaduras ou é pouco duro, o vapor d’água escapa, a pipoca não vinga e surge o piruá. Outro motivo para a pipoca não estourar é quando o grão tem água a mais ou a menos na composição.


Como cai a neve?

A neve é uma forma de precipitação. Tudo começa quando o ar quente do solo, mais leve, encontra um ar mais frio acima e pode condensar o vapor d’água contido na forma de gotículas ou cristais de gelo, formando as nuvens. As gotículas ou mesmo os cristais, estando em contínuo movimento dentro de uma nuvem, colidem entre si, formando gotas maiores ou aglomerados de cristais, que podem cair na forma de chuva ou neve, respectivamente, dependendo da temperatura do interior da nuvem e das condições atmosféricas durante a queda. A neve se forma quando, nos níveis de nuvens em que ela tem origem, a temperatura chega abaixo de 0°C, transformando o vapor d’água em cristais de gelo ou flocos. E é desta forma que ela cai. Mas se a temperatura entre a nuvem e o solo estiver elevada – acima de 4°C – a neve se derreterá durante a queda e se transformará em chuva. Quando a temperatura estiver na faixa entre alguns poucos graus negativos até 4°C, a neve cairá em grandes flocos, porque os flocos menores se combinam. Muito abaixo de de 0°C, os flocos são pequenos. A neve recém-caída é branca e brilhante e de alto poder refletor, enquanto a que já caiu há algum tempo apresenta um tom amarelado. A neve acumulada sobre o solo conserva a temperatura dele mais elevada do que se o chão estivesse descoberto. Assim, em regiões agrícolas, ela protege as raízes das plantas, evitando o congelamento. Nas regiões de montanhas, a neve é importante para manter ou engrossar o fluxo dos rios, pelo seu degelo gradual, na primavera e verão.



Como se forma o arco-íris?

O arco-íris é formado quando a luz do sol ( branca) é interrompida por uma gota de água que vem da atmosfera, fazendo com que uma parte da luz do sol seja “jogada” para dentro da gota de água, reproduzida no interior dela, e depois “jogada” novamente para fora da gota. Essa luz branca do sol é consequência de uma mistura de cores. Quando a luz passa pela gota de chuva, por exemplo, a refração da luz vai voltar em várias cores, como: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, que são as cores do arco-íris, por isso que quando se tem chuva e sol, dizemos que irá se formar o arco-íris. O arco-íris é considerado uma miragem, ou seja, ele não existe. Sua posição vai depender da posição em que a pessoa que está observando. Alguns cientistas afirmam que possa existir outro arco-íris, fora do arco-íris principal. Isso acontece quando acontece uma reflexão dupla da luz solar nas gotas de chuva.


O que é o soluço e por que ele aparece?

O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) junto com uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração. Normalmente, o soluço não causa problemas para a saúde e desaparece espontaneamente em alguns minutos. Segundo o médico Tarcísio Mota, até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. "O soluço pode aparecer quando você come muito rápido, porque engole ar junto com a comida, ou quando enche o estômago demais e acaba irritando o diafragma", disse Mota.


1- Na melhor conversa a net cai.

2- Tem um engraçadinho(a) q entra e sai toda hora pra ser notado.

3- Uma pessoa te adiciona e depois de um tempo vc vai falar com ela e ela responde 'te conheço?'.

4- Você entra off pra ver quem está on.

5- Fica vendo oq está escrito no subnick dos seus contatos.

6- Quando vai mandar uma msg no final dela sai ']'.

7 - Erros de português um pior q o outro.

8 - Vc está escrevendo ve a outra pessoa escrevendo e apaga tudo.

9 - Sempre alguem quer tc quando vc está ausente.

10 - Sempre quando eu tiro um print alguem entra.

11 - Algum chato chamar atenção

12 - Começam Oi,td bom?,novidades?...depois demoram pra responder.

13 - Dias q ninguem fala com você.

14 - Ficar falando e saber q estão lendo e não respondem.

15 - Alguem pergunta 'onde vc acho meu msn?'.

Hyago Borges via email ;]

Comigo tem acontecido sempre a 13 a 14 e quando algum zé polvinho vem falar acontece a 11.

1) Pega Peixe




2) Rádio Gradiente



3) Coisas Coca

Acho que todo mundo tinha vontade de tomar a Coquinha e os pais falavam que era veneno.



4) Auto Posto


5) Tazo e Porta Tazo






6) Pony
Vários modelos e cores. Era bom colecionar.





6) Mini casinha
Esse também era bom para colecionar. Eu odiava quando sumia uma das pecinhas.





7) Pipoqueira
E fazia mesmo a pipoca. Era ótima. Tinha também o liquidificador e a batedeira.






8) Pega Tazo
Mas, quase não era utilizado nisso. Nós grudávamos essas mãozinhas em qualquer lugar. Até que elas ficavam pretas de tão sujas e não grudavam mais.


9) Peão
Esse era de encaixe. Era só apertar o botão em cima que ele saía rodando.






10) Mini-craque
Época boa da Seleção Brasileira, com os melhores e mais marcantes jogadores representados. Como diz o Eric: "O Edmundo era tão cabeçudo que nem parava em pé".



Quem nunca tomou um "TIRA O SOM DESSE NEGÓCIO, MENINO"?


12) Microfone da Xuxa
13) Mercadinho








14) Menina Flor





15) Massinha
Mais alguém consegue lembrar o cheirinho bom que elas tinham?

16) Fusca Bala
A promessa é que ele subiria a parede, mas não há relatos que isso tenha acontecido.






17) Geloucos


18) NEB
Era possível tirar os órgãos dele. E o cérebro era uma geleca.







19) Esquiadora
Uma das minhas xodós. Ela saía esquiando pelo chão.









20) Cara a Cara
Um dos melhores jogos que existiam.






21) Senhor Cabeça de Batata







22) Cabelinho de Velcro
Essa era uma das que eu mal lembrava. O cabelinho era colado com velcro e depois era só cortar com a tesourinha.





23) Mola
"Mãããe, desembola para mim!!!"



24) Boneca roupa de papel
A Polly nem sonhava em existir, e nós colocávamos roupas de papel, em bonecas de papel.





25) Boneca
Não me lembro o nome dela, mas tinha até poucos anos atrás.









26) Bate Beg
E o pulso só ficando roxo, mas ninguém parava.







27) Baby
Não é a mamãe!!!








28) Autorama
Alegria dos pais.





29) Walkie Talk
Funcionava mesmo. Até um "mongol" quebrar a antena.



30) Aqua Play
Em um momento, eu perdia a paciência. Essa argolinha sobe muito devagar.




E, é isso.
Nostalgia total, mas faz bem.





1) Chocolate Turma da Mônica

Acho que todo mundo comia primeiro a parte preta e ficava com pena de comer a parte branca.



2) Cigarrinhos de Chocolate

Olha o que era ensinado naquela época. Chega a ser engraçado.



3) Lápis de Chocolate


Com a proibição dos cigarrinhos, foi lançado o chocolate em forma de lápis.





4) Mini Chicletes
Era impossível colocar menos de 10 na boca. O pacote acabava em menos de 2 minutos.

5) Pirocóptero
"Pirulito que bate bate, pirulito que já bateu..."




6) Forminhas para fazer picolé em casa
Era difícil esperar gelar. A ansiedade era grande.

7) Push Pop
Me lembro do jingle como se fosse hoje. E a mão, ou melhor, até o cotovelo ficava tudo melecado.





8) Pirulito Cachimbo
Infelizmente, não achei a imagem mais antiga, em que o próprio palito do pirulito vinha com a cestinha. Também, não me recordo o nome dele. Se alguém souber, favor deixar um comentário.







9) Picolé



10) Pirulito Zorro









11) Chiclete Ping Pong com Álbum de figurinha
Era difícil completar um álbum, e as trocas eram por brinquedos super baratinhos. Mas, o prazer era poder trocar.






12) Pirulito Spice Girls
Esse pirulito existiu mais para o final dos anos 90. Era enorme e vinha com figurinhas da banda.


13) Frutili
O picolé vinha com palitos que eram de encaixe.





14) Chiclete Ovinhos de Dinossauro






15) Nesquik
"faz do leite uma alegria".



16) KiSuco
Quase não tinha gosto, mas era tão barato.



17) Chocolate Surpresa
Além de ser delicioso, vinha com aqueles cartões enormes.



18) Chiclete Bubble Jug
Sinceramente, não me lembro como o cliclete saía daí.




19) Balas de Caramelo Nestle

20) Bala Soft
Ela era tão dura e escorregadia. Acredito que poucos foram os que não se engasgaram com ela.





21) Bala em metro
Ela vinha em metro e era preciso destacar uma por uma para abrir e dentro tinha um caldinho azedo.





22) Chiclete Ploc Colorido
O gosto era delicioso e era legal separar as duas cores antes de colocar na boca.
*Queria colocar também o Ploc Black Blue, mas não encontrei imagem. Ele era grande e difícil de mastigar.








23) Lanches Mirabel
24) Canetinha Play Color

A primeira canetinha que vinha na cor branca e era possível apagar as outras (na verdade, ficava meio "lambrecado"). Eu amava as que vinham no potinho redondo.








25) Estojão
Tudo que você precisava, era possível encontrar no Estojão.


26) Cantil
De um lado água, do outro suco. E eu ficava tentando entender como eles não misturavam.






27) Régua
Essa régua fazia uns desenhos que, na verdade, não tinham forma nenhuma.




28) Mochila Company





29) Lancheira Térmica
Como era gostoso sentir o cheirinho dela. De várias formas, cores, com os mais divertidos desenhos.





30) Lapiseira de Encaixe